Tudo Sobre Cárie!

Tudo Sobre Cárie

O que é cárie?

A cárie é uma doença dentária decorrente de uma má higienização. As bactérias se “alimentam” dos restos de alimento que ingerimos e não removemos adequadamente, e produzem ácidos. Quando esses ácidos entram em contato com os dentes, eles causam uma desmineralização formando cavidades.

O que é cárie de esmalte?

Cárie de esmalte é uma lesão de cárie inicial que ainda não atingiu a dentina e, portanto, o seu tratamento é mais simples e menos invasivo.

Como posso identificar a cárie?

O primeiro sinal é uma mancha branca e opaca que o dentista pode identificar. Essa mancha significa que você tem cárie, mas ainda não tem um buraco no dente. Quando a cárie está num estágio mais avançado, pode ser detectada num exame clínico, porém quando está no início, debaixo de restaurações (chamamos de “infiltração”) ou ainda entre os dentes, só pode ser detectada em radiografia. Um diagnóstico precoce da cárie sempre favorece o tratamento.

Manchas nos dentes podem ser cáries?

Existem vários tipos de manchas não cariosas, como fluorose dental, amelogênese e dentinogênese imperfeita, hipoplasia de esmalte, manchamento por antibióticos, etc. A mancha branca opaca de quando a cárie inicia com o passar do tempo pode adquirir tons que variam de marrom, castanho e até negro. Só o dentista é capaz de diferenciar essas manchas.

A cárie pode dar mau hálito?

Sim. Como se trata de uma cavidade, a escova de dente e o fio dental não têm acesso para higienizar. Assim, os restos alimentares vindos da nossa dieta ficam ali aprisionados, causando o mau hálito. O aumento de bactérias na região também pode causar inflamação da gengiva ao redor.

Qual o sintoma da cárie?

Com o desenvolvimento da cárie, é comum que a pessoa sinta dor, que pode ser com alimentos doces, gelados ou quentes, e até ao escovar o dente. Com a evolução, a dor tende a aumentar e pode chegar a ponto de ocorrer de forma espontânea, sem precisar de estímulos como os citados acima; nesta situação pode ser que tenha que se fazer um tratamento de canal do dente. Porém, é muito comum encontrar casos onde o paciente não sente dor alguma e nem sequer suspeita que possua cárie.

Posso tratar uma cárie apenas com flúor?

Sim, se esta cárie estiver no estágio inicial , a mancha branca, sem cavidade.

Como tratar a cárie?

Quando já existe uma cavidade, torna-se necessário um tratamento restaurador: O dentista remove toda a cárie e veda a cavidade com material restaurador. Porém, uma restauração adequada vai muito além disso, pois deve devolver a forma original do dente e a saúde ao paciente.

Qual material pode ser utilizado para restaurar o dente?

Atualmente existem excelentes materiais estéticos que podem ser utilizados para restaurar os dentes, como por exemplo, as Resinas Compostas e as Porcelanas. Materiais metálicos (não estéticos) como amálgama e ouro, têm sido cada vez menos utilizados, em virtude da exigência estética dos pacientes e também da evolução dos materiais estéticos.

Existe dentista especialista em restaurar dentes?

Sim. Apesar de pouco conhecida pelos pacientes, a Dentística é essa especialidade. O dentista especialista em Dentística tem amplo conhecimento científico e clínico sobre materiais restauradores, suas técnicas e indicações. Além disso, realizam procedimentos estéticos como Clareamento Dentário, fechamento de diastemas (espaços entre os dentes), Facetas, etc. Um tratamento especializado é sempre a melhor opção.

Clique Aqui e agende uma consulta!

COMPARTILHAR