Dor de cabeça: o problema pode estar na boca

É difícil imaginar alguém que nunca teve dor de cabeça ao menos uma vez na vida. A dor de cabeça é um incômodo que atrapalha e, muitas vezes, impossibilita as pessoas de terem uma rotina saudável.

A dor de cabeça ou cefaleia é um problema que atinge muitas e muitas pessoas. Segundo estudo realizado por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, 52% da população mundial relatam ter dor de cabeça ao menos uma vez por ano.

Muita gente sofre de dor de cabeça sem imaginar que esse problema pode ser causado pela boca. Nesse artigo você vai conhecer mais sobre a cefaleia e os problemas bucais.

O que é Cefaleia?

Cefaleia é o termo técnico usado pelos médicos e que é popularmente conhecido como dor de cabeça. Ela é uma condição que pode atingir tanto crianças como adultos. Ao todo existem mais de 150 tipos de dor de cabeça e que são classificados de acordo com a origem da dor.

Quando a dor de cabeça se torna constante, é importante investigar e tratar a causa desse problema, que muitas vezes pode ser ocasionado por disfunções odontológicas.

Quais problemas odontológicos podem causar dor de cabeça?

A anatomia da face possui nervos, músculos e articulações que são uma estrutura só. Por isso, qualquer tensão ocasionada nesse local pode atingir a cabeça, os ouvidos e as outras regiões do rosto. Sendo assim, problemas odontológicos podem ser responsáveis pela dor de cabeça. Confira a seguir quais são os principais problemas bucais:

  • DTM – Disfunção Temporomandibular

A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pelo abrir e fechar a boca e pelo mastigar. Estalos, deslocamentos e travamentos da articulação e má oclusão dentária são disfunções dessa articulação que tensionam toda a musculatura da face e do pescoço ocasionando a dor de cabeça.

  • Bruxismo

Bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes e também por forçar em excesso a mandíbula contra a maxila. Esse problema também tensiona a musculatura da face e do pescoço causando inflamações nos nervos que provocam dor nos dentes, podendo evoluir para dores de cabeça.

  • Infecções dentárias

Gengivites, periodontites ou cáries causam dor de dente e, se não forem tratados corretamente, podem afetar estruturas nervosas que podem ter como consequência a dor de cabeça. 

A relação da dor de cabeça com a problemas bucais é muito comum e uma visita ao dentista pode ajudar a resolver esse incômodo. O correto diagnóstico é fundamental para se iniciar o tratamento adequado.

Gostou do texto e precisa da ajuda de um profissional especializado no diagnóstico de dor orofaciais? Agende uma consulta e vamos conversar.

COMPARTILHAR