Saiba tudo sobre bruxismo infantil

O mundo está muito corrido, pessoas andam exigindo demais umas das outras, e tudo isso acaba gerando estresse e ansiedade, que aumentou ainda mais nesse período de pandemia, que ainda faz parte do nosso dia a dia e mudou bastante nossos hábitos.

Diante dessa realidade, cada vez mais pessoas vêm sofrendo com o bruxismo e suas consequências. Infelizmente com as crianças não tem sido diferente.

Nesse artigo você vai conhecer tudo sobre bruxismo infantil e o que fazer para amenizar o problema.

O que é bruxismo?

Bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes e também por forçar em excesso a mandíbula contra a maxila, que em geral acontece durante a noite, mas em alguns casos também pode ocorrer de dia.

Esse distúrbio afeta homens e mulheres e pode ser observado a partir da infância, o que é bastante comum.

O que pode causar bruxismo infantil?

Existem alguns fatores que podem causar o bruxismo infantil. Conheça aqui as três principais causas:

  • Má oclusão: o uso excessivo de chupeta e mamadeira, assim como chupar o dedo, são hábitos que podem levar à má oclusão ou mordida desalinhada;
  • Estresse e ansiedade: diversas situações do dia a dia da criança, como uma rotina muito atribulada, podem ocasionar esses fatores emocionais que podem evoluir e se transformar em diversos problemas para a saúde bucal e do corpo;
  • Doenças alérgicas ou respiratórias: a criança com rinite ou asma geralmente tem dificuldade de respirar e, como consequência, pode sofrer distúrbios do sono.

O bruxismo é sinal de que algo não está bem com a criança e é muito importante investigar o motivo pois, se não for tratado, ele pode causar desgaste e amolecimento dos dentes, dor na articulação temporomandibular (ATM), dor de cabeça e de ouvido, problemas na gengiva e etc.

Se você perceber que seu filho range os dentes enquanto dorme, se a criança reclama de dor de cabeça ou na face e dor ao mastigar, é importante procurar o dentista e o pediatra da criança para que juntos possam identificar o que está causando o bruxismo e iniciar o tratamento mais adequado. É importante que o bruxismo seja diagnosticado o quanto antes nas crianças para não atrapalhar o desenvolvimento dos dentes.

Não se preocupe se o seu filho estiver sofrendo de bruxismo. Embora esse distúrbio não tenha cura, existem tratamentos odontológicos e psicológicos que podem amenizar os sintomas. 

Curtiu o texto e lembrou de alguém que pode se interessar por esse assunto? O que acha de compartilhar esse artigo?

COMPARTILHAR