Dor de ouvido pode ser causada por problemas na mandíbula

Dor de ouvido é uma dor que pode ser perturbadora e muito incômoda. É comum achar que essa dor é proveniente de uma infecção no ouvido causada pela entrada de água ou de objetos ou por problema na garganta. O que pouca gente imagina é que esse problema pode ser causado por problemas na articulação temporomandibular (ATM).

A seguir vamos entender melhor como funciona a ATM e como uma disfunção nesta articulação pode levar a problemas no ouvido.

O que é ATM?

A articulação temporomandibular liga a mandíbula (maxilar inferior) à maxila (maxilar superior) e é responsável por abrir e fechar a boca e movimentar a mandíbula para os lados.

Esta articulação, localizada entre o maxilar e o crânio, possui um sistema complexo de músculos, ligamentos e ossos e que, como qualquer outra articulação, pode sofrer problemas e assim, prejudicar o funcionamento da mandíbula.

Por que a ATM pode causar dor de ouvido?

A disfunção da articulação temporomandibular (DTM) pode gerar desconforto no canal auditivo podendo levar à dor no ouvido, e que também pode vir acompanhada por zumbidos. Isso pode ser ocasionado por motivos físicos ou emocionais como:

  • Má oclusão;
  • Bruxismo;
  • Traumas;
  • Doenças degenerativas das articulações;
  • Estresse;
  • Hábitos do dia a dia como mascar chiclete, roer as unhas e apoiar a mão na mandíbula com frequência.

A disfunção da articulação temporomandibular pode ser tratada e controlada. O tratamento é realizado de acordo com o tipo de DTM, e por isso, é essencial identificar o problema para iniciar o correto tratamento o quanto antes. O diagnóstico da DTM deve ser realizado por um dentista capacitado.

Ir ao dentista regularmente evita que você tenha doenças na boca, além de ajudar a prevenir futuros problemas na articulação temporomandibular. Se precisar pode contar com a gente.

COMPARTILHAR