Ultrassom Piezoelétrico: conheça os benefícios desse aparelho na Odontologia

A cada dia a Odontologia vem se transformando e evoluindo com técnicas e equipamentos para prevenir e tratar as doenças de forma mais segura, assertiva e menos invasiva possível.

Uma grande tecnologia que surgiu para ajudar e modernizar os procedimentos nas diversas áreas da odontologia é o ultrassom piezoelétrico. Nesse artigo você vai conhecer mais sobre esse equipamento e seus benefícios para a odontologia.

O que é o Ultrassom Piezoelétrico?

O ultrassom piezoelétrico é um equipamento odontológico moderno que uniu duas tecnologias em uma única aplicação.

Esse aparelho é uma máquina de ultrassom que se utiliza da vibração de um campo elétrico sobre cristais de pequeno diâmetro capaz de cortar com alta eficiência apenas os tecidos duros, como esmalte, dentina, osso e materiais restauradores, preservando os tecidos moles e garantindo segurança aos procedimentos odontológicos. Por possuir um corte seletivo para tecidos duros, os tecidos moles são preservados de possíveis lesões causadas por instrumentos rotatórios comuns.

Quais são os benefícios?

Procedimentos odontológicos muitas vezes podem ser traumáticos para os pacientes, que têm receio de sentir dor ou desconforto durante o tratamento. Já procedimentos com o Ultrassom Piezoelétrico têm muitos benefícios tanto para pacientes quanto para os dentistas.

Conheça algumas vantagens:

  • Proteção de estruturas nobres como vasos e nervos;
  • Redução do edema e sangramento pelo menor trauma cirúrgico;
  • Baixa incidência de complicações transoperatórias;
  • Quando utilizado para limpeza e desinfecção de canais, por não demandar cortes na gengiva e mucosas dos pacientes, na maioria dos casos não é necessário o uso de anestesia;
  • Pode ser utilizado em crianças e pacientes que tenham algum tipo de alergia ou necessidade especial;
  • Procedimento com menos barulho;
  • A recuperação do paciente é mais rápida.

Uso do Ultrassom Piezoelétrico na Odontologia Biológica

Na Odontologia Biológica, os procedimentos são realizados através de técnicas menos invasivas, menos tóxicas, mais seguras e mais biocompatíveis com os pacientes.

Por esse motivo essa tecnologia é indicada nas extrações como forma de evitar a formação de cavitações (NICO) bem como para fazer a sua remoção dos ossos maxilares. Utilizado também nas cirurgias de enxertos e levantamento de seio maxilar, cirurgias periodontais e nas mais diversas situações onde se necessita de remoção de tecidos duros com o menor trauma possível.

Procedimentos com Ultrassom Piezoelétrico surgiram na área da odontológica para facilitar a prática clínica e melhorar o conforto durante e após a cirurgia do paciente.
Gostou do texto? Se você se interessou e gostaria de conhecer mais sobre essa tecnologia, agende uma consulta e vamos conversar.

COMPARTILHAR