Odontologia Biológica: conheça esse olhar integrado!

Embora a saúde seja pensada tradicionalmente de forma fragmentada, onde cada área cuida apenas da sua especialidade, cada vez mais vem se fortalecendo esse olhar amplo com diversas técnicas de cuidados com a saúde, onde o que prevalece é o pensamento integrado.

É aí que entra a Odontologia Biológica. Se os olhos estão voltados para a saúde geral do corpo, é impossível deixar de lado a saúde bucal, tão importante quanto a medicina e a nutrição para manter o bom equilíbrio do organismo.

Nesse artigo você vai entender o que é Odontologia Biológica, quais seus benefícios e como é utilizada na Odontologia.

O que é Odontologia Biológica?

Mesmo sendo utilizada há bastante tempo, a Odontologia Biológica ainda é pouco conhecida pelas pessoas que não pertencem à área de saúde. Poucos entendem a importância dessa filosofia integrada.

Odontologia Biológica é uma proposta de tratamento que cuida da saúde bucal de forma integrada, onde se enxerga o paciente como um todo para ajudar no equilíbrio completo do corpo.

Também conhecida como odontologia integrativa, ela nasce da união da odontologia com a medicina e procura integrar as diversas áreas da saúde em busca de causas de doenças em todo o sistema.

A Odontologia Biológica busca a prevenção de doenças e tem como base controlar o efeito que os materiais e os procedimentos odontológicos têm sobre o organismo. Tudo é realizado através de técnicas menos invasivas, menos tóxicas, mais seguras e mais biocompatíveis com os pacientes, sempre levando em conta os diversos fatores internos e externos que possam interferir na saúde bucal.

Embora seja uma prática inovadora, a Odontologia Biológica não deixa de lado o tratamento odontológico convencional. Ela é uma nova forma de abordagem dentro da odontologia que surge para complementar todo o trabalho que já é realizado, trazendo mais segurança para a saúde do paciente.

Quais soluções contemplam a Odontologia Biológica?

Existem diferentes soluções que contemplam o trabalho da Odontologia Biológica e vamos falar de todas que utilizamos na clínica.

Ozonioterapia

A Ozonioterapia é a combinação dos gases ozônio e oxigênio gerando ozônio medicinal para fins terapêuticos e tem se mostrado bem eficiente na odontologia. Tem comprovada ação antimicrobiana e anti-inflamatória e é utilizada em diversos tratamentos como canal, dores e disfunções da articulação têmporo-mandibular, cicatrização dos tecidos da boca nos casos de cirurgia e implantodontia e na prevenção de gengivites e periodontites.

Esta é uma técnica reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia e é considerada totalmente segura. Quando realizada por profissionais habilitados, tem pouquíssimas contraindicações.

Remoção segura de amálgama

Amálgama é uma liga metálica de mercúrio, prata, zinco e cobre e durante muito tempo foi utilizada na restauração de dentes, como por exemplo nas obturações. Pelo fato do mercúrio ser um metal muito tóxico, quando absorvido pelo organismo faz mal à saúde contribuindo para uma série de doenças.

Atualmente é mais comum fazer a substituição da amálgama por resina. O processo de remoção do metal da boca requer muito cuidado e deve ser feita de forma bastante criteriosa por uma equipe especializada que utiliza um rigoroso protocolo para proteger, tanto o paciente quanto a equipe, do risco de possível inalação de mercúrio.

Odontologia neuro focal

Esta técnica analisa a boca e entende as inter-relações entre órgãos e dentes para elaborar diagnósticos e restabelecer a saúde com o intuito de manter o corpo em equilíbrio.

Remoção de cavitações dos ossos maxilares (NICO)

Neuralgia induzida por cavitação osteonecrótica (NICO) é uma doença caracterizada por lesões em forma de cavidades ósseas presentes no maxilar.

Ela é causada a partir de traumas nos ossos maxilares, decorrentes de extrações dentárias, instalação de implantes, ou até em decorrência de um processo infeccioso.

A remoção cirúrgica dessas cavitações ósseas aumenta a possibilidade de resposta positiva do sistema imunológico do paciente, diminuindo o impacto de doenças sistêmicas.

Uso de implantes de zircônia

Na Odontologia Biológica, a utilização de implantes de zircônia surge para causar o menor dano possível aos pacientes que necessitem substituir um dente. A zircônia é um material que substitui o metal nos tratamentos odontológicos. Além de apresentar alta resistência à fratura, ela é um material cerâmico livre de metais, evitando assim, intoxicação, reações alérgicas ou interferência do campo energético.

Suplementação vitamínica e mineral

Como a Odontologia Biológica tem uma visão integrada, a suplementação vitamínica e mineral auxilia no tratamento odontológico pois tem como benefícios a melhora da imunidade e das condições sistêmicas e orais do paciente. Ela atua na preparação do organismo para intervenções cirúrgicas, equilibrando a saúde dos tecidos periodontais (gengiva e ossos) e como auxiliar no controle do bruxismo e do índice de cáries.

Uso de materiais restauradores livres de metais

Respeitar a essência da Odontologia Biológica, utilizando materiais biocompatíveis e livres de metais e de derivados de petróleo, é a nossa base de trabalho.

Com um olhar holístico e com foco na qualidade de vida, estamos sempre em busca dos melhores tratamentos e técnicas que proporcionem mais saúde e segurança aos pacientes. Nossos profissionais são especializados e foram treinados para oferecer um atendimento humanizado.

Gostou do texto? Se você se interessou e gostaria de conhecer melhor sobre Odontologia Biológica, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente e vamos conversar. Até o próximo texto!

 

 

COMPARTILHAR