Dor no quadril pode ser reflexo de problemas na boca

Quando sentimos uma dor no quadril a última coisa que imaginamos é que ela pode ser proveniente da boca.

Assim como o quadril é uma articulação muito importante para o corpo, a articulação temporomandibular (ATM) também é. Ela é responsável pelo abrir e fechar a boca, pela mastigação, pelo bocejar etc. 

Quando a mandíbula está fora da sua posição normal ela altera a posição do crânio com a coluna e isso pode gerar dor no quadril.

Como sempre falo por aqui, o corpo humano é todo interligado e a boca tem uma papel fundamental na saúde geral do paciente.

Vamos ver aqui o exemplo dos músculos. Eles são ligados por películas que formam cadeias musculares inteiras. Elas começam na cabeça e vão até o pé. Existem cadeias que vão da cervical até o quadril, ou da mandíbula até a pelve.

Quando ocorre uma disfunção da articulação temporomandibular esse problema pode afetar diversas partes do corpo, e o quadril é uma delas.

A boca trabalha bilateralmente. Então, se você mastiga mais de um lado do que do outro ou se você tem mais restaurações de um lado do que do outro, isso vai refletir até a parte de baixo do seu corpo.

Os benefícios da Odontologia Integrativa ou Sistêmica

É preciso haver um equilíbrio entre os dentes e os músculos da mastigação que formam a ATM para que o corpo funcione de forma harmônica. A boca não pode ser vista apenas como área importante para a mastigação. Ela faz parte de todo o funcionamento do corpo e isso não pode ser ignorado.

É por isso que o trabalho da odontologia integrativa ou sistêmica é tão importante. Essa é uma área que tem como premissa olhar o paciente como um todo. Ao invés de procurar resolver um caso isolado, o dentista integrativo procura apurar as reais causas daquele problema. Muitos tratamentos realizados na odontologia vão beneficiar também a sua saúde como um todo.

Fazer o correto diagnóstico requer uma investigação aprofundada do paciente para descobrir quais são os possíveis problemas, fazer o encaminhamento para o especialista correto e, assim, iniciar o tratamento apropriado.

Ir ao dentista regularmente ajuda o profissional a descobrir muitos problemas antes mesmo que eles ocorram ou quando ainda estão no início.

Não se esqueça que cuidar da boca é cuidar do corpo todo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente e vamos conversar.

COMPARTILHAR