Distúrbios do sono: veja como o dentista pode ajudar

Você sabia que uma boa noite de sono contribui bastante para a sua saúde?⁣ 

Com uma noite mal dormida, é comum a pessoa acordar cansada e ficar sem disposição durante o dia. Conforme os problemas para dormir se repetem e se tornam crônicos, isso começa a comprometer a sua qualidade de vida, podendo ocasionar diversos problemas de saúde a longo prazo.

Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir.

O que são distúrbios do sono?

Os distúrbios do sono são alterações na capacidade de adormecer, dormir de forma contínua ou permanecer acordado (sonolência excessiva diurna).

O sono inconstante ou insuficiente é um problema comum no Brasil e cresceu ainda mais com a pandemia. Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono, cerca de 65% da população brasileira têm baixa qualidade de sono. 

Quais são os sintomas e as causas mais comuns dos distúrbios do sono?

As causas dos problemas do sono são muitas, mas as mais comuns são ansiedade, estresse, depressão e a obstrução das vias aéreas (má oclusão dentária, apneia, obstruções físicas e roncos).

É importante ficar alerta para alguns sintomas característicos que podem indicar que a pessoa está com algum distúrbio do sono:

  • Cansaço ao acordar;
  • Irritabilidade; 
  • Sonolência durante o dia;
  • Ganho de peso;
  • Dor de cabeça ao acordar;
  • Insônia.

Como a Odontologia pode ajudar nos problemas do sono?

Transtornos relacionados ao sono podem surgir independente da idade. ⁣Ao perceber qualquer problema, procure um médico especialista em sono que irá identificar a causa do transtorno e encaminhar para o profissional correto.⁣ Feito o diagnóstico, é possível iniciar o tratamento apropriado. ⁣

Muitos distúrbios do sono, como o ronco, a apneia e o bruxismo, podem ter associação direta com os sistemas respiratório e mastigatório, e esses têm relação com a boca. Nesses casos, o paciente deve ser tratado por um dentista especializado.

Ronco: é o som produzido quando a pessoa que está dormindo tem o seu fluxo de ar restringido e ocorre devido ao enfraquecimento dos músculos da língua e da garganta. O  ronco traz junto outro distúrbio do sono bem mais sério: a apneia.

Apneia: também conhecida como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), ela é uma doença em que a pessoa tem a respiração interrompida durante várias vezes enquanto dorme. Nesse processo, há uma diminuição na oxigenação do sangue. Isso faz com que os batimentos cardíacos se acelerem e que também ocorra a contração dos vasos sanguíneos.

Bruxismo: é o ato de apertar ou ranger os dentes e também por forçar em excesso a mandíbula contra a maxila. Esse distúrbio afeta homens e mulheres e pode ser observado a partir da infância, o que é bastante comum.

O diagnóstico dos distúrbios do sono é feito através da investigação clínica dos sintomas e sinais clássicos, por radiografias específicas e pelo exame de polissonografia, que monitora o sono do paciente e investiga o distúrbio.

Gostou das informações sobre os problemas do sono e acha que precisa de ajuda de um profissional especializado? Agende uma consulta e vamos conversar.

COMPARTILHAR